Um pouco de História sobre Beethoven

 

Ludwig Van Beethoven, ou simplesmente Beethoven, foi um compositor alemão que viveu no século XVIII. Quase meio século depois do seu nascimento, a obra do músico continua imortalizada, sendo estudada e reproduzida no mundo inteiro.  

Começou a mostrar sintomas de surdez em Viena (capital da Áustria), aos 26 anos, condição que o deixou sem ouvir gradualmente. Com cerca de 46 anos já estava completamente surdo. A medicina pouco avançada na época não foi capaz de tratar a doença deste brilhante compositor. 

Muito criativo e genial chamavam-no de “uma criatura completamente indomável”. Criou aproximadamente 200 obras, algumas, clássicos da música ocidental. 

Em 1802 apresentou a Sinfonia nº3 em Mi Bemol Maior, Op. 55, chamada de Heróica. Marcou o início do período romântico. Surgiram depois obras, tais como a Sonata para Piano nº 21 em Dó maior, Op.53, intitulada de Waldstein; a Sonata para Piano nº 23 em Fá menor, Op.57, intitulada de Appassionata; o Concerto para Piano nº 4 em Sol Maior, Op.58, em 1806; os Três Quartetos de Cordas, Op.59, intitulados de Razumovsky; a Sinfonia nº 4 em Si bemol Maior, Op.60; entre tantas outras. 

Criou a sua maior obra-prima, a Sinfonia nº 9 em Ré Menor, OP. 125. Nos dez anos que antecederam sua morte, já com a audição bem debilitada, compôs cerca de 44 obras musicais, a maioria quartetos para cordas. 


Instrumentos que tocava 

Começou com um piano tornando-se um brilhante pianista. Mais tarde, entrou para uma orquestra na condição de violinista. Ao longo de sua vida, aprendeu ainda a tocar órgão, viola, violoncelo, clarinete e outros. 

(Fonte/adaptação: https://www.ebiografia.com/beethoven)

Links:







Músicas /Vídeos:                         

                                             Hino da Alegria


5ª Sinfonia


Beethoven greatest hits



Sem comentários: