Livros-objeto com trabalhos dos alunos sobre a Escravatura, elaborados no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal (6º ano), para assinalar o Dia Internacional para Abolição da Escravatura (dia 2/12).
Dos muitos textos e desenhos elaborados pelos diferentes alunos, partilhamos aqui o texto da Beatriz Louro.
"A escravatura
Era uma vez um pequeno príncipe. Logo à nascença foi coberto de mantos de ouro. Cresceu alimentado com as mais saborosas carnes e requintadas sobremesas conventuais. Viajava em luxuosas carruagens, cobertas de talha dourada. Ocupava o seu tempo em banquetes, bailes, a caçar. O seu único trabalho era discursar perante o povo, a nobreza e o clero. Era respeitado por todos e tratado quase como um deus.
Era uma vez um pequeno menino de pele escura, magro e triste. Logo à nascença cobriram-no de trapos. Arrancado dos braços da mãe foi levado num navio apinhado, sujo, onde raramente se sentia o cheiro da comida. Chegado ao seu destino foi vendido a preço baixo. Alimentado a pouco mais que farinha cresceu fraco e doente. Trabalhava de sol a sol. Era tratado como um animal e vivia debaixo de chicote, sem ganhar um tostão.
Nesta época triste, a palavra igualdade não tinha significado. Eu penso que embora hoje ainda não sejamos todos igualmente respeitados, tal palavra já é ouvida por muitas pessoas que tentam torná-la verdadeira. Temos de nos esforçar para não voltar atrás!"
Comentários