O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente em 10 de dezembro. Oficialmente o dia foi estabelecido em 4 de dezembro de 1950, quando a plenária da Assembleia Geral da ONU aprovou o 10 de dezembro como a data para a comemoração. O 10 de dezembro foi escolhido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, pois foi nessa data que a então recém-criada ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
Os anos de Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foram marcados pelo extermínio sistemático de milhões de judeus, além de ser um período no qual diversos crimes foram praticados contra populações civis, como assassinatos, escravização, torturas, estupros, prisões arbitrárias, entre diversos outros.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), que tinha por principal objetivo evitar uma nova guerra, sendo a instituição um espaço de debate entre as nações. Também era objetivo da ONU evitar que novas atrocidades fossem cometidas, e, para atingir tal objetivo, foi criada uma comissão composta por membros de diversos países que ficaram responsáveis por produzir um documento que garantisse direitos básicos para todos os seres humanos.
Resumo sobre o Dia Internacional dos Direitos Humanos
- O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente no dia 10 de dezembro.
- Essa data foi definida pela ONU em 4 dezembro de 1950.
- A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi elaborada em resposta aos horrores praticados durante a Segunda Guerra Mundial.
- Aprovada em 10 de dezembro de 1948, a Declaração serviu de inspiração para a elaboração de diversas Constituições, inclusive a brasileira.
- O direito à educação, à segurança, à liberdade religiosa, de expressão, de pensamento, a um julgamento justo, são alguns dos direitos de todos os seres humanos.
- Práticas como assassinatos, remoção forçada de populações, tortura, escravidão e racismo são condenadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Na atualidade, os Direitos Humanos são violados em diversas regiões do planeta, principalmente em regiões de conflito, como Sudão, Ucrânia, Palestina, Israel e Síria.
Comentários