No âmbito desta celebração a professora bibliotecária /professora de inglês do 5ºC, Fernanda Oliveira, dinamizou junto dos seus alunos e restantes turmas, a contextualização histórica e cultural do Halloween em inglês e português, bem como as respetivas tradições e vocabulário específico,recorrendo a ferramentas digitais como o Wordwall e Kahoot para testar os conhecimentos dos participantes através do jogo.
A biblioteca convidou a comunidade educativa a ler a obra de Camões, neste dia 23 de janeiro, disponibilizando uma brochura de poemas selecionados e organizando algumas leituras em voz alta em diferentes espaços, desde a sala de aula até à biblioteca, promovendo-se um ambiente de partilha e redescoberta da obra camoniana. Esta iniciativa, Ler Camões, foi proposta a todas as escolas pela RBE, numa homenagem ao autor de Os Lusíadas, no dia apontado talvez como o dia mais provável para o nascimento do poeta, segundo estudos recentes. “(…)A pesquisa revelou que o poeta possuía um profundo conhecimento de astronomia, refletido nos seus textos, e sugere que este associou o seu nascimento a um evento astronómico singular: um eclipse solar anular visível em Portugal exatamente um ano depois, a 23 de janeiro de 1525. O poema “O dia em que eu nasci, morra e pereça” inclui uma referência a este fenómeno, reforçando a teoria da data de nascimento. Esta descoberta enriquece ainda mais a ...
Comentários