João Pedro Mésseder (nome literário de José António Gomes) nasceu em 1957, no Porto. É investigador e Professor Coordenador de Literatura da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa e publicado diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literária (Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura para a Infância e a Juventude), além de várias antologias, assinados com o seu nome civil. Nesta qualidade, fundou e dirigiu a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude.
Vários dos seus poemas e outros textos foram musicados, interpretados e gravados pelo Bando dos Gambozinos[1], sob a direção musical de Suzana Ralha, tendo o Romance do 25 de Abril sido integralmente musicado por Pedro Moura e apresentado, sob a forma de opereta infantil, num espectáculo realizado na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, em 25 de Abril de 2007.
Obra
João Pedro Mésseder estreia-se duplamente no campo da poesia e da literatura para a infância e a juventude, no ano de 1999, com A Cidade Incurável e Versos com Reversos.
Poesia
A sua poesia é marcada pela brevidade formal, pela contenção e vigor verbais e pela exatidão das imagens, sugerindo mais do que diz. A sua poesia revela, não raro, uma reflexão sobre problemas sociais historicamente inscritos, como podemos ler em «Além Tejo, os Homens»
Comentários