1º e 2º anos
SINOPSE A antologia Pó-pó-pó, tiroliroliroló, numa associação perfeita entre texto, música e ilustração, mostra como a poesia e a música são inseparáveis. Desde “a canção das vogais” até à “canção da lagarta pintada” são muitos e variados os ritmos que os músicos João Pereira e Nuno Brito souberam captar magistralmente, emprestando-lhe a voz e o engenho criativo. As ilustrações de José Cardoso, numa explosão de cor e de figuras geométricas, oferecem ao livro uma particular singularidade, que resulta da harmonia entre texto, música e ilustração. Este é o 3.º livro da celebração dos 10 anos de vida literária de João Manuel Ribeiro. Um livro para ler, ver e ouvir (cantando)! |
SINOPSE Coletânea de vinte e três pequenos poemas ilustrados, esta publicação revela influências claras da poesia tradicional, tanto ao nível dos temas tratados como das estruturas formais que os suportam. Valorizando a componente sonora dos textos, assim como a rítmica e melódica, verifica-se uma aposta do autor na dimensão lúdica dos textos e da própria linguagem. As ilustrações, muito subtis pela escolha das cores e da linguagem plástica, acompanham os textos, recriando algumas das suas sugestões ideotemáticas, mas deixando espaço ao leitor para os recriar usando a sua imaginação. | Ana Margarida Ramos [Casa da Leitura] 3º,4º 5º e 6º anos |
SINOPSE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado pelo PNL destinado a leitura autónoma.
O que devia ser apenas uma semana de férias numa das praias da Galiza acabou
por se tornar a aventura de uma família, «caçada» por uma maré negra e, pouco a
pouco, transformada por um pai, de nome Péssimo, que compreendeu e ajudou a
descobrir a importância das opções e atitudes de cada um para a
sustentabilidade do planeta e para uma vida mais saudável. Pela mão do Senhor
Péssimo e da sua família travessa, somos levados ao coração de uma das grandes
questões do nosso tempo: a ecologia e os seus variados aspetos. Com eles,
aprenderemos, por certo, a pensar e a mudar alguns dos nossos comportamentos.
Com ele(s), também nós seremos o «máximo». Como eles, tornar-nos-emos Eco
Guerreiros.
Os irmãos Rafa, Bia e Guga voltam à aventura na companhia do avô Bernardo e da avó Matilde! E do Trengo, claro! Desta vez, o cenário é a Biblioteca da Casa do Beiral. A biblioteca onde há – haverá? – um monstro que os provoca e desafia a ir longe… a lugares e histórias carregadas de mistérios que, pouco a pouco, são desvendados. Ou não fosse esta uma família de tesouropatas!
7º,8º e 9º anos
SINOPSE
Este é um livro sobre palavras: palavras-chave
Palavras-poemas que abrem ao leitor um mar de significados, muitas variações, alguns sobressaltos.
Palavras matreiras, inclinadas, Palavras brancas, palavras mansas, palavras coração-de-lã, palavras amplas e leves, palavras verdes, palavras rente, palavras silêncio e rumor, palavras nómadas…
Palavras escritas por João Manuel Ribeiro e “captadas” pelo olhar exuberante de Constança Araújo Amador.
SINOPSE
Um poeta + um cartunista = Efeitos Secundários.
É assim mesmo: a leitura destes poemas de João Manuel Ribeiro pode ter «Efeitos Secundários» nos leitores, sobretudo nos mais atentos… Começando com uma primeira parte, de 14 poemas, intitulada «Os Cotovelos da Casa», continua, numa segunda parte, com 46 poemas registados num «Caderno de Implicações».
Além dos motivos da casa, onde há formigas, um baloiço, o assobio do pai, o céu das formigas, um magusto, cartas de amor e um pedido de natal, “implica-se” com o unicórnio da vizinha, o velho rei, a madrasta e a princesa, dois homens deitados no asfalto, certo mendigo, os jogadores de xadrez, os loucos, o pastor, certa mulher desempregada, os gatos, um paralítico vingativo, um cavalo de pau, uma rapariga estranha, a baleia de um certo profeta, um acordeonista, os lobos, um poeta e os verdadeiramente felizes…
SINOPSE
Desde o início e pelo título e o subtítulo – «poemas para gritar ao coração» –, esta coletânea poética inscreve-se tematicamente num universo dominado pelas emoções e, muito particularmente, pelo amor.
Sempre num registo sustentado pela comparação e pela metáfora, frequentemente de inspiração naturalista e espiritual, no paradoxo e num fortíssimo sensorialismo, assente, por exemplo, na adjetivação, os vinte e seis poemas aqui reunidos dão conta da pluralidade de sensações e de reações desencadeadas pelo sentimento amoroso ou pelas alegrias e as tristezas, as dúvidas, as perdas e as vitórias que este motiva. tro amoroso. Sara Reis da Silva (Casa da Leitura)
Comentários