Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de 2024

Concurso de Postais de Natal

 O concurso de Postais de Natal decorreu durante as primeiras semanas de desembro e envolveu os alunos do 1º e 2º ciclos. A atividade surgiu em colaboração com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Esta foi a mensagem de Beatriz Louro, do 6º B no seu postal: No Natal deve haver um local quente e aconchegante. Este local deve ser decorado com uma árvore de Natal repleta de luzes . Deve existir uma mesa que emane o cheiro agradável dos sonhos e do bolo-rei . Mas o mais valioso é estar lá quem  nos aquece o coração , com amizade e amor... Nesta altura em que dar é mais importante do que receber.      

Alunos do 3º ano entrevistam Henrique Cruz (6ºA) – ainda a exposição "Os meus comboios"

 Os alunos do 3º ano prepararam um conjunto de questões relacionadas com a exposição “Os meus comboios”, organizada pela Biblioteca, em novembro. Henrique Cruz, aluno do 6º ano e autor dos comboios, respondeu com entusiasmo a todas essas questões, colocadas pelos colegas mais novos, na Biblioteca. No final foi presenteado com um livro, com desenhos de todos os meninos relacionados com os comboios da exposição e com um poema, na capa, construído pelo grupo, também sobre a temática. Os comboios do Henrique, construídos em cartão, foram inspirados na coleção e série de Thomas e os seus amigos. Este foi um momento de partilha deveras interessante, que encantou todos os presentes.

Atividade de escrita criativa

 Ontem a Biblioteca recebeu os alunos do 10º ano para uma atividade de escrita criativa. O desafio proposto pela professora de inglês, Cristina Gonçalves, consistiu em escrever um pequeno texto, partindo de um desenho geométrico. Para tal, foi distribuído aos alunos uma folha com um quadriculado, apelando-se à sua criatividade e habilidade para pensar e juntar as palavras numa pequena história.  Os textos criados, alguns em inglês, divertiram os alunos e ficaram expostos na BE. Esta foi uma forma divertida de celebrar o final do período letivo.

Oficina de Latim na Biblioteca de Arqueologia – Reservatório Parque da Pasteleira

No âmbito das atividades da Biblioteca em parceria com o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, da Câmara Municipal do Porto, promoveu-se uma visita de estudo à Biblioteca de Arqueologia – Reservatório Parque da Pasteleira, no Porto, no dia 8 de novembro, para que os alunos da turma B do nono ano, acompanhados pelas professoras Sílvia Fleming e Teresa Chaves, tivessem a oportunidade de assistir a uma aula de latim. Foi um belo momento de contacto com esta língua, tão viva ainda nos nossos dias. Foi uma atividade lúdica, rica, agradável, que despertou a curiosidade dos alunos, que foram dialogando em latim, através de pequenas frases e colocaram questões pertinentes sobre a origem de certas palavras. Foi notória a relevância da atividade para o estudo da obra de Camões, Os Lusíadas e a relação com o estudo da música. Houve ainda a possibilidade de conhecer e contactar o património local, através da visita ao antigo reservatório situado no Parque da Pasteleira, e à coleção arqueológi...

Livros-objeto para assinalar o Dia Internacional para a Abolição da Escravatura

Livros-objeto com trabalhos dos alunos sobre a Escravatura, elaborados no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal (6º ano), para assinalar o Dia Internacional para Abolição da Escravatura (dia 2/12). Dos muitos textos e desenhos elaborados pelos diferentes alunos, partilhamos aqui o texto da Beatriz Louro. " A escravatura Era uma vez um pequeno príncipe. Logo à nascença foi coberto de mantos de ouro. Cresceu alimentado com as mais saborosas carnes e requintadas sobremesas conventuais. Viajava em luxuosas carruagens, cobertas de talha dourada. Ocupava o seu tempo em banquetes, bailes, a caçar. O seu único trabalho era discursar perante o povo, a nobreza e o clero. Era respeitado por todos e tratado quase como um deus. Era uma vez um pequeno menino de pele escura, magro e triste. Logo à nascença cobriram-no de trapos. Arrancado dos braços da mãe foi levado num navio apinhado, sujo, onde raramente se sentia o cheiro da comida. Chegado ao seu destino foi vendido a pre...

A celebrar a Biblioteca Escolar

 

Exposição "Os meus comboios"

  A minha paixão por comboios Desde pequeno que eu via os episódios de “Thomas e os seus amigos”. Daí surgiu uma grande coleção de brinquedos em metal. Com o tempo essa coleção ficou numa caixa, depois de me ter mudado para uma nova casa. Pelo meio, uma paixão por navios a vapor nasceu, especialmente por navios a vapor naufragados. Nessa altura, até me vi como investigador de naufrágios. Até que um dia, ao mexer nas caixas da minha infância encontrei a caixa com a minha coleção de comboios. Uma porta para um esquecido mundo fora aberta! Com o tempo comecei a gostar mais e mais de locomotivas a vapor e adoraria poder mostrar o meu conhecimento de uma forma física. Com uma seleção de materiais reciclados, com recurso à técnica mista, comecei a fazer protótipos de diferentes tamanhos e explorei diferentes métodos de construção. O “Toby” foi o meu primeiro protótipo com sucesso, com seis centímetros de largura. Esta seria a minha medida base para grande parte da minha coleção atual, fe...

Momento de Poesia

  A encerrar o programa de atividades do Mês das Biblioteca Escolares, a poesia esteve em destaque, numa atividade dinamizada pelos alunos do 2º ano, que declamaram e representaram poemas de Cecília Meireles, para os alunos dos 1º e 3º anos. Também participou na atividade uma aluna do 3º ano, que fez a leitura do poema “Ramos” de   João Pedro Mésseder.

Dia da Biblioteca Escolar

  Dia da Biblioteca Escolar O dia 28 de outubro de 2024 foi dia de celebrar a Biblioteca Escolar. Os alunos participaram na criação de um painel colaborativo, contruindo frases sobre a Biblioteca Escola e responderam a um Quiz com questões relacionadas com a organização e funcionamento da Biblioteca. Cartões com frases inspiradoras foram distribuídos aos participantes.

Halloween na Biblioteca

  Na última semana de outubro as decorações do Halloween entraram na Biblioteca. Os livros alusivos ao tema foram destacados e deliciaram, especialmente, os mais jovens.   Leitura de contos, em inglês, animaram, também, o espaço da Biblioteca, numa atividade que envolveu as alunas, Carolina Epalanga e Izilda Maseko, do 10º ano e os alunos das turmas do 6º ano, em colaboração com a disciplina de inglês.  No final da tarde, os alunos do 8º ano visitaram a Biblioteca, para também conversarem sobre as tradições do Halloween e   do Pâo por Deus . Foi projetado um pequeno vídeo e realizado um kahoot relacionado com os temas trabalhados.

Ainda sobre o Dia Mundial da Alimentação

No âmbito da campanha “Papel por Alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares, o Conservatório de Música do Porto contribuiu com 850kg de papel para reciclagem, que permitiram ajudar uma instituição local, com produtos alimentares básicos, numa atitude solidária e sustentável. A  Biblioteca também deu o seu contributo!

OUTUBRO 2024

Num mês dedicado à Biblioteca Escolar, muitas atividades procuraram dar a conhecer a Biblioteca à Comunidade Educativa. Começamos a celebrar o Dia da Música, com a divulgação de livros relacionados com o tema e construímos a primeira árvore do outono na BE. Nas suas folhas os/as alunos/as escreveram frases sobre a Música (1 de outubro). Foram, também, construídos vários puzzles com a palavra Música em diferentes línguas, que permitiram envolver, especialmente os mais jovens, em momentos de trabalho colaborativo. No dia da Alimentação (16 de outubro), os/as alunos/as participaram na construção de uma pirâmide relacionada com os diferentes tipos de alimentação. O tema proposto pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) para este ano centrou-se no direito aos alimentos, no plural, salientando-se não apenas uma forma de comer, mas muitas, diferentes e saudáveis. Para descobrir a informação e os livros em exposição, os alunos completaram um Quiz. Foi também ...

Outubro 2024 - Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)

  Celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo.   ENVOLVE-TE!

Hora do conto

Todos Juntos, Britta Teckentrup. Alunos do 2ºano, Prof. Felisbina.   Cada um é especial! E pelo sonho pode lutar, Mas juntos, lado a lado, Uma equipa iremos formar.

Pela Paz | Projeto “Garden of Love and Compassion”

Entrega de desenhos realizados pelos alunos no âmbito das disciplinas de inglês e alemão. Dra. Lídia Sousa, Departamento Curricular de Línguas, Ciências Sociais e Humanas e 1º Ciclo. Prof. Doutora Simone Tomé, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Hora do conto

Vamos Brincar às Emoções com o PEEPI. Com a autora Verónica Alves Pereira. Alunos do 2ºano.   O Peepi é o teu novo amigo, Que quer brincar contigo às emoções! Adora brincar! E com companhia é ainda mais divertido.

O mês de setembro na Biblioteca

 O mês de setembro na Biblioteca Escolar (BE) foi marcado por diversas atividades que celebraram o regresso às aulas e fomentaram a literacia e a paz. No dia 8 de setembro, em comemoração ao Dia Internacional da Literacia, destacou-se a importância da alfabetização como um direito fundamental para todos, conforme enfatizado pela Unesco desde 1967. No Dia Internacional da Paz (21 de setembro), as janelas da BE deram visibilidade à iniciativa do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF, como a colocação de algo branco, “a bandeira branca”, símbolo universal de esperança e de solidariedade lembrando-se a importância da união das pessoas pela Paz. O Dia Europeu das Línguas, celebrado a 26 de setembro, também foi um momento destaque. Os alunos do 9º e 10º anos realizaram trabalhos em inglês sobre o tema "A Importância das Línguas para a Paz", que foram expostos na BE. Os alunos do 11º ano, por sua vez, produziam Podcasts, que f...

Bem-vindo ano letivo 2024-2025! Estamos de volta...

Os livros. A sua cálida, terna, serena pele. Amorosa companhia. Dispostos sempre a partilhar o sol das suas águas. Tão dóceis, tão calados, tão leais, tão luminosos na sua branca e vegetal e cerrada melancolia. Amados como nenhuns outros companheiros da alma. Tão musicais no fluvial e transbordante ardor de cada dia.   Eugénio de Andrade Ofício de Paciência

Agradecimento à Comunidade Educativa

  Querida comunidade do Conservatório de Música do Porto,   É com um misto de alegria e saudade que me despeço após quatro anos como professora bibliotecária nesta escola que se tornou uma segunda casa para mim. Agradeço à direção, à equipa, aos coordenadores, aos professores, aos funcionários e aos encarregados de educação pela confiança, apoio e colaboração ao longo deste percurso. Foi um privilégio fazer parte desta equipa e contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos nossos alunos, vivendo momentos inesquecíveis que levarei comigo para sempre. Desejo também à nova colega bibliotecária muito sucesso nesta nova etapa. Estou certa de que continuará o trabalho que tem sido desenvolvido, no âmbito da promoção da leitura, da escrita e das diferentes literacias. Com carinho e gratidão, A Professora Bibliotecária Fernanda Oliveira

10 de Junho -Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Mundo

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas. Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”. Foi aproveitado para exacerbar as características nacionais. Como Camões foi uma figura emblemática, associada aos Descobrimentos, foi usado como forma de o regime celebrar os territórios coloniais e o sentimento de pertença a uma grande nação espalhada pelo mundo, com uma raça e língua comum. O 10 de Junho é estipulado como feriado, na sequência dos trabalhos legislativos após a implantação da República a 5 de Outubro de 1910. O 10 de Junho começou por ser apenas um feriado municipal, em Lisboa, para passar a ser particularmente exaltado com o Estado Novo. Foi a partir desse período que ...

1 de junho - Dia Mundial da Criança - Partilha de recursos do Salta Letrinhas

No dia 1 de junho comemora-se, em Portugal, o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas das crianças. Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade. Infelizmente, passados mais de setenta anos, para muitas crianças neste mundo, estas excelentes intenções não passaram disso mesmo … intenções. O Salta Letrinhas deixa aqui um conjunto de recursos para celebrar este dia, não só para relembrar às crianças que têm direitos, mas que também os devem respeitar nas suas relações com as outras crianças, amigos, colegas e desconhecidos.

23 de maio - Encontro com o escritor/ilustrador Pedro Seromenho ( Biografia e Bibliografia)

Pedro Seromenho Rocha d iz-se leitor, escritor, ilustrador, editor, contador de histórias e detetive de pares de meias perdidas!  Nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Quando tinha dois anos de idade a sua família mudou-se para Tavira. Mais tarde, o autor fixou-se em Braga, onde reside atualmente. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras, percorrendo o país na divulgação do seu trabalho. No dia em que o vizinho lhe perguntou porque é que, em vez de trabalhar a sério, passava o dia a fazer bonecos e riscos, tornou-se o curador do Encontro de Ilustração “Braga em Risco”.  Há dez anos fundou a editora Paleta de Letras, descobriu porque é que os animais não conduzem e passou a ser o patrono de duas bibliotecas escolares.  Ele adora comunicar mas, como este texto é apenas uma nota biográfica, bastará dizer que tem dezoito livros publicados, q...

Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril - Sessão de Cinema " Capitães de Abril "- Plano Nacional de Cinema

 

Semana da Leitura - 22 a 26 de Abril " Leituras em Liberdade "

  A Equipa da Biblioteca convida toda a comunidade educativa a visitar a exposição sobre os 50 anos da comemoração do 25 de abril e a participar nas atividades que serão dinamizadas. Participem!

Poemas sobre o 25 de abril para serem declamados na Semana da Leitura ( 22 a 26 de abril)

A Equipa da Biblioteca desafia-te a escolheres um poema sobre o 25 de abril e  a  declamá-lo na semana da Leitura, que decorrerá de 22 a 26 de abril na Biblioteca. Apresentámos algumas sugestões.  Participa!  Poemas sobre o 25 de abril https://www.calameo.com/read/003099052b79456c33143 https://www.portugal-linha.pt/literatura/25Abril/index.html

Comemoração dos 50 anos do 25 de abril - Recursos/ iniciativas

  Conhecer a história para compreender o presente e construir o futuro As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril decorrem entre 2022 e 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário. Pretende-se reforçar a memória e enfatizar a relevância atual dos acontecimentos que contribuíram para o desgaste e derrube da ditadura, bem como dos que permitiram a construção e afirmação da democracia. Em nome de uma sociedade mais conhecedora da sua história recente, e também mais participativa, plural e democrática, a Comissão disponibiliza um conjunto de recursos de acesso livre, produzidos e verificados por especialistas, sobre este período da nossa história recente. O conhecimento da história é a base para pensarmos e construirmos os próximos 50 anos de democracia. Para mais informações consulte o link: https://comemoração dos 50 anos do 25 de abril https://www.publico.pt/50-anos-25-abril A Biblioteca da censura https://www.rbe.mec.pt/np4/biblioteca-da-censura-atividades.html  

Contextualização histórica do 25 de abril

  O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. A data celebra a revolta dos militares portugueses que a 25 de abril de 1974 levaram a cabo um golpe de Estado militar, pondo fim ao regime ditatorial do Estado Novo, liderado por António de Oliveira Salazar, que governava Portugal desde 1933. O Movimento das Forças Armadas, composto por militares que haviam participado na Guerra Colonial e por estudantes universitários, teve o apoio da população portuguesa, conseguindo a implantação do regime democrático e a instauração da nova Constituição Portuguesa a 25 de abril de 1976 de forma pacífica. O símbolo do dia 25 de abril é o cravo, a flor que se colocou nas armas dos militares neste dia. Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro. Os dois anos seguintes foram de grande agitação social, período que ficou conhecido por PREC (Processo Revolucionário em ...

Vídeos sobre o 25 de abril - Recursos

       Vídeos sobre o 25 de abril     

Leya Educação: Calendário da Liberdade - 50 anos do 25 de abril

A LeYa Educação deu início, a 1 de fevereiro, a um ciclo de atividades comemorativas dos 50 anos do 25 de abril. A iniciativa, que decorre até ao mês de abril, é destinada a professores, e abrange um total de 10 atividades para comemorar os 50 anos do 25 de Abril com os alunos: “Código Secreto”, “Repórter de Guerra”, “A Votação”, “Autorização para Casar”, “Músicas da Liberdade”, “Criação Artística”, “Coca-Cola”, “Livro Proibido”, “Dar a Mão à Palmatória” e “Viva a Liberdade”. Podem descobrir mais sobre este ciclo de atividades aqui projetos.leyaeducacao.com/calendariodaliberdade#452