Avançar para o conteúdo principal

Formação PORDATA


Decorreu no  dia 7 de fevereiro  numa sessão de formação dada pela Pordata em associação com a Rede de Bibliotecas Escolares dedicada aos alunos de 5º e 6º ano.
A Pordata reúne informação isenta, atual e rigorosa sobre Portugal, os municípios e a Europa em relação às mais diversas áreas - ambiente, economia, população, saúde... – é um recurso incontornável para professores e alunos. Acessível online a 22 de setembro, a Pordata Kids é uma base de dados que pretende responder com isenção e rigor à curiosidade natural dos mais pequenos e também ser um instrumento útil aos professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.
Na Pordata Kids, os números e as estatísticas são apresentados de forma a serem compreendidos pelos mais pequenos. A pensar essencialmente nas crianças entre os 8 e os 12 anos, a Pordata Kids aborda 10 grandes temas que podem ser explorados a partir da cidade Pordata que surge no ecrã de acesso. Algumas das séries estatísticas foram propositadamente selecionadas para ir ao encontro dos programas de História e Geografia de Portugal (2.º ciclo) e Matemática (1.º e 2.º ciclo).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Amor - Semana dos Afetos

  A Biblioteca divulga alguns poemas de AMOR que podem ser lidos ou declamados pelos alunos, professores, funcionários ou encarregados de educação. As gravações podem ser enviadas para o  e-mail da biblioteca:   biblioteca@conservatoriodemusicadoporto.pt - até ao dia 12 de fevereiro.

Ler Camões - para comemorar os 500 anos do Nascimento de Luís de Camões no dia 23 de janeiro

A biblioteca convidou a comunidade educativa a ler a obra de Camões, neste dia 23 de janeiro, disponibilizando uma brochura de poemas selecionados e organizando algumas leituras em voz alta em diferentes espaços, desde a sala de aula até à biblioteca, promovendo-se um ambiente de partilha e redescoberta da obra camoniana.   Esta iniciativa, Ler Camões, foi proposta a todas as escolas pela RBE, numa homenagem ao autor de Os Lusíadas, no dia apontado talvez como o dia mais provável para o nascimento do poeta, segundo estudos recentes. “(…)A pesquisa revelou que o poeta possuía um profundo conhecimento de astronomia, refletido nos seus textos, e sugere que este associou o seu nascimento a um evento astronómico singular: um eclipse solar anular visível em Portugal exatamente um ano depois, a 23 de janeiro de 1525. O poema “O dia em que eu nasci, morra e pereça” inclui uma referência a este fenómeno, reforçando a teoria da data de nascimento. Esta descoberta enriquece ainda mais a ...

Semana dos Afetos - poemas e rimas de amor em Inglês

  A Biblioteca divulga algumas rimas e poemas de AMOR em inglês que podem ser lidos ou declamados pelos alunos, professores, funcionários ou encarregados de educação. As gravações podem ser enviadas para o   e-mail  da biblioteca:   biblioteca@conservatoriodemusicadoporto.pt - até ao dia 12 de fevereiro.