Avançar para o conteúdo principal

23 de maio - Encontro com o escritor/ilustrador Pedro Seromenho ( Biografia e Bibliografia)





Pedro Seromenho Rocha diz-se leitor, escritor, ilustrador, editor, contador de histórias e detetive de pares de meias perdidas! 

Nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Quando tinha dois anos de idade a sua família mudou-se para Tavira. Mais tarde, o autor fixou-se em Braga, onde reside atualmente.

Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras, percorrendo o país na divulgação do seu trabalho.

No dia em que o vizinho lhe perguntou porque é que, em vez de trabalhar a sério, passava o dia a fazer bonecos e riscos, tornou-se o curador do Encontro de Ilustração “Braga em Risco”. 

Há dez anos fundou a editora Paleta de Letras, descobriu porque é que os animais não conduzem e passou a ser o patrono de duas bibliotecas escolares. 

Ele adora comunicar mas, como este texto é apenas uma nota biográfica, bastará dizer que tem dezoito livros publicados, quinze anos como autor infantojuvenil e sete como pai.

O autor escreveu e ilustrou as seguintes obras infanto-juvenis:

2024 -   As galochas vermelhas
2018 – O Meu Avô Consegue Voar!
2016 – A Cidade Que Queria Viver no Campo
2014 – As Gravatas do Meu Pai
2013 – A Fuga da Ervilha
2011 – Maria Botelha a Garrafa Aventureira
2011 – Chico Fantástico Super Herói de Plástico
2011 – Felismina Cartolina e João Papelão
2011 – O Palhaço Avaria e o Planeta Bateria
2011 – A Estrelinha Pálida
2011 – 900, História de um Rei
2010 – Porque é Que os Animais não Conduzem?
2008 – O Reino do Silêncio
2008 – A Nascente de Tinta



Homenagem aos avós       Regras de segurança              A pressa de crescer                                                                               
                 12,50                                                                 13,50 
          
      9,90      
                                                                                                     
           
       Ambiente                          Ambiente                            Ambiente

9,90                                    9,90                            9,90     
                                


   Sistema Digestivo 13,20       Ambiente 12,50     # Família/emoções 12,50 


  

       Números 12,50        25 de abril -Liberdade 13,50     Animais  11,50


Para mais informações consulte:

# Não é do autor, mas da Editora Paleta de Letras

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

As Plantas na Obra Poética de Camões

  Aguarelas de Ursula Beau  (1906-1984) Projeto expositivo e textos: Ana Margarida Dias da Silva; Maria Teresa Gonçalves; Jorge Paiva Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta exposição insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões e foi  disponibilizada pela  Rede de Bibliotecas Escolares  em  parceria com a Universidade de Coimbra e a Sociedade Broteriana. A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais. Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos...

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.