Avançar para o conteúdo principal

1 de junho - Dia Mundial da Criança - Partilha de recursos do Salta Letrinhas





No dia 1 de junho comemora-se, em Portugal, o Dia Mundial da Criança. Esta efeméride assinalou-se pela primeira vez em 1950, por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas das crianças.

Nesse dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.

Infelizmente, passados mais de setenta anos, para muitas crianças neste mundo, estas excelentes intenções não passaram disso mesmo … intenções.

O Salta Letrinhas deixa aqui um conjunto de recursos para celebrar este dia, não só para relembrar às crianças que têm direitos, mas que também os devem respeitar nas suas relações com as outras crianças, amigos, colegas e desconhecidos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.

Encontro à distância com o escritor Sérgio Franclim

 Os alunos do 4º ano assistiram de forma entusiasta à sessão com o escritor Sérgio Franclim, que ocorreu no dia 31/4, por videoconferência. Esta sessão foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e foi integrada no programa de atividades da Semana da Leitura, que decorreu de 31/3 a 4/4. Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de conhecer melhor o escritor e também alargar o seu conhecimento sobre a vida e obra de Luís de Camões.