Avançar para o conteúdo principal

S. Martinho na BE


S. Martinho remete-nos para a atmosfera da lenda e de inúmeros provérbios que fazem parte da nossa cultura popular.
Claro que este foi o mote para as nossas comemorações. Não pôde faltar a história do generoso santo, exemplo da solidariedade para com os mais desfavorecidos, uma recolha de provérbios, alusivos ao dia, e uma exposição fotográfica com variadíssimas imagens referentes ao tema.
E, neste espírito tão festivo e popular, que tal umas cantiguinhas com lacunas para completar? Foi um desafio a que alguns alunos responderam com ousadia e… muito sucesso!
No dia de S. Martinho, não há quem não sinta os quentes e doces aromas de outono, especialmente o das castanhas “quentinhas e boas” a estalar e a animar os tradicionais magustos.
Também em frente à Biblioteca Escolar se organizou um magusto onde a comunidade educativa pôde saborear deliciosas castanhas. E como estavam boas!
Mas antes de as comer… foi necessário aprender!
 Saber “Como se assam as castanhas” e como se fazem os cartuchos, para as embrulhar – duas atividades muito interessantes e divertidas que estimularam o saber fazer e a criatividade dos participantes.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.

Encontro à distância com o escritor Sérgio Franclim

 Os alunos do 4º ano assistiram de forma entusiasta à sessão com o escritor Sérgio Franclim, que ocorreu no dia 31/4, por videoconferência. Esta sessão foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e foi integrada no programa de atividades da Semana da Leitura, que decorreu de 31/3 a 4/4. Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de conhecer melhor o escritor e também alargar o seu conhecimento sobre a vida e obra de Luís de Camões.