Avançar para o conteúdo principal

A Orquestra vai à Escola 2011



A Biblioteca Escolar associou-se ao Projeto promovido pelo Serviço Educativo da Casa da Música “A Orquestra vai à Escola”. E assim, no dia 17 de novembro, a orquestra veio ao Auditório do Conservatório de Música do Porto, onde se realizaram duas sessões, uma às 10:00, para os alunos do 3º ciclo, e outra à 11:30, para o 2º ciclo.
Esta atividade, que tem como objetivo “estimular a proximidade entre músicos e jovens estudantes de música”, pretende despertar o interesse por repertórios menos comuns do léxico musical e familiarizar os alunos com a orquestra, através do maior conhecimento dos seus instrumentos e do papel do maestro.
Assim, numa atitude informal e bem disposta, o maestro James Gourlay foi informando o vasto público que lotou o Auditório sobre o repertório a executar, a distinção entre as várias famílias de instrumentos e até algumas curiosidades como, por exemplo, os efeitos sonoros produzidos por uma surdina.
Por fim, alguns alunos do Conservatório que estudam instrumentos de sopro, em regime integrado, viveram a extraordinária experiência de tocar com a Orquestra de Sopros da Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música, ao lado de grandes intérpretes de renome mundial. Sem dúvida, um momento emocionante e inesquecível do seu percurso formativo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.

Encontro à distância com o escritor Sérgio Franclim

 Os alunos do 4º ano assistiram de forma entusiasta à sessão com o escritor Sérgio Franclim, que ocorreu no dia 31/4, por videoconferência. Esta sessão foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e foi integrada no programa de atividades da Semana da Leitura, que decorreu de 31/3 a 4/4. Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de conhecer melhor o escritor e também alargar o seu conhecimento sobre a vida e obra de Luís de Camões.