Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

                                                     
                    

Neste 27 de janeiro, a ONU marca o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com um evento sob o lema “Memória do Holocausto e educação para a dignidade e os direitos humanos”. 

Este ano, a data coincide com o 80º aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, um complexo da Polônia então mantido pelo regime nazista. 

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral, António Guterres, disse que a data também lembra os povos Roma e Sinti, pessoas com deficiência e todos os que foram escravizados, perseguidos, torturados e mortos.

O líder das Nações Unidas reitera o apoio às vítimas, aos sobreviventes e às suas famílias, além da determinação de nunca esquecer o genocídio. Para ele, permitir que o Holocausto desapareça da memória seria desonrar o passado e trair o futuro. Guterres defende que essa memória é um ato moral e um apelo à ação em um momento para conhecer o Holocausto e travar injustiças atuais.

O antissemitismo continua presente e em ascensão, alimentado pelas mesmas mentiras e ódio que permitiram o genocídio nazista. Guterres considera que o tema das celebrações deste ano é um reflexo da relevância da memória do Holocausto para o presente marcada pelo diário ataque à dignidade e aos direitos humanos em nível global.

O chefe das Nações Unidas ressalta que a lembrança dos eventos do Holocausto é um bastião contra a difamação da humanidade e um apelo à ação coletiva para garantir o respeito pela dignidade e pelos princípios fundamentais.

(In Sobreviventes do Holocausto marcam 80 anos da libertação de Auschwitz-Birkenau | ONU News, adaptado)

Na biblioteca o dia foi também lembrado em articulação com a disciplina de História (9º ano).


Em colaboração com o clube Ubuntu, foi disponibilizada informação sobre o tema a que pode aceder no QRcode a seguir apresentado.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

21 de março - Dia Mundial da Poesia e da Árvore

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo. Poesia em Portugal A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos. Sugestões de atividades Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. Alguma...

As Plantas na Obra Poética de Camões

  Aguarelas de Ursula Beau  (1906-1984) Projeto expositivo e textos: Ana Margarida Dias da Silva; Maria Teresa Gonçalves; Jorge Paiva Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta exposição insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões e foi  disponibilizada pela  Rede de Bibliotecas Escolares  em  parceria com a Universidade de Coimbra e a Sociedade Broteriana. A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais. Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos...

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.