Avançar para o conteúdo principal

Exposição "Os meus comboios"










 A minha paixão por comboios

Desde pequeno que eu via os episódios de “Thomas e os seus amigos”. Daí surgiu uma grande coleção de brinquedos em metal. Com o tempo essa coleção ficou numa caixa, depois de me ter mudado para uma nova casa.

Pelo meio, uma paixão por navios a vapor nasceu, especialmente por navios a vapor naufragados. Nessa altura, até me vi como investigador de naufrágios.

Até que um dia, ao mexer nas caixas da minha infância encontrei a caixa com a minha coleção de comboios. Uma porta para um esquecido mundo fora aberta! Com o tempo comecei a gostar mais e mais de locomotivas a vapor e adoraria poder mostrar o meu conhecimento de uma forma física. Com uma seleção de materiais reciclados, com recurso à técnica mista, comecei a fazer protótipos de diferentes tamanhos e explorei diferentes métodos de construção.

O “Toby” foi o meu primeiro protótipo com sucesso, com seis centímetros de largura. Esta seria a minha medida base para grande parte da minha coleção atual, feita totalmente de cartão, as caras feitas ou de cartão ou de argila, pintados com “posca”.

Esta é a história da minha paixão por comboios. 

Henrique Cruz (6º A)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

21 de março - Dia Mundial da Poesia e da Árvore

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março. A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999. O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo. Poesia em Portugal A história portuguesa apresenta muitos poetas cuja obra literária é mundialmente conhecida. Luís de Camões, Fernando Pessoa, António Nobre, Florbela Espanca, José Régio, Natália Correia, Eugénio de Andrade, Cesário Verde, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, são alguns dos poetas portugueses mais conhecidos. Sugestões de atividades Neste dia realizam-se várias atividades pelo país, sobretudo nas escolas, bibliotecas e espaços culturais. Alguma...

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

As Plantas na Obra Poética de Camões

  Aguarelas de Ursula Beau  (1906-1984) Projeto expositivo e textos: Ana Margarida Dias da Silva; Maria Teresa Gonçalves; Jorge Paiva Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta exposição insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões e foi  disponibilizada pela  Rede de Bibliotecas Escolares  em  parceria com a Universidade de Coimbra e a Sociedade Broteriana. A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais. Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos...