Avançar para o conteúdo principal

O mês de setembro na Biblioteca

 O mês de setembro na Biblioteca Escolar (BE) foi marcado por diversas atividades que celebraram o regresso às aulas e fomentaram a literacia e a paz. No dia 8 de setembro, em comemoração ao Dia Internacional da Literacia, destacou-se a importância da alfabetização como um direito fundamental para todos, conforme enfatizado pela Unesco desde 1967.

No Dia Internacional da Paz (21 de setembro), as janelas da BE deram visibilidade à iniciativa do Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental (UNRIC) e a UNICEF, como a colocação de algo branco, “a bandeira branca”, símbolo universal de esperança e de solidariedade lembrando-se a importância da união das pessoas pela Paz.

O Dia Europeu das Línguas, celebrado a 26 de setembro, também foi um momento destaque. Os alunos do 9º e 10º anos realizaram trabalhos em inglês sobre o tema "A Importância das Línguas para a Paz", que foram expostos na BE. Os alunos do 11º ano, por sua vez, produziam Podcasts, que foram divulgados na BE e nas redes sociais da escola. Além disso, foram exibidos livros e cartazes com informações e curiosidades sobre diferentes línguas, proporcionando-se  uma descoberta interativa através de um Quiz. Para incentivar a participação, os alunos receberam pequenas  lembranças, como canetas, pulseiras, autocolantes e marcadores de livros, materiais promocionais cedidos pela Direção-Geral da Educação (DGE) e produzidos pelo Conselho da Europa (CoE).

Essas iniciativas não só enriqueceram a experiência dos alunos na BE, mas também reforçaram a cultura da paz e da diversidade linguística, essenciais para um futuro mais harmonioso e inclusivo.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

As Plantas na Obra Poética de Camões

  Aguarelas de Ursula Beau  (1906-1984) Projeto expositivo e textos: Ana Margarida Dias da Silva; Maria Teresa Gonçalves; Jorge Paiva Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta exposição insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões e foi  disponibilizada pela  Rede de Bibliotecas Escolares  em  parceria com a Universidade de Coimbra e a Sociedade Broteriana. A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais. Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos...

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.