Avançar para o conteúdo principal

25 de Setembro - Comemoração do Dia Nacional da Sustentabilidade

Portugal celebrou no passado dia, 25 de setembro, o Dia Nacional da Sustentabilidade e tornou-se um dos primeiros países do mundo a celebrar oficialmente esta data.

A data é relevante pois fica alinhada com a data adotada pelas Nações Unidas - Agenda 2030, tendo sido esse o dia (25 de setembro de 2015) em que foram apresentados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), desdobrados em 169 metas aprovadas pelos líderes mundiais numa cimeira realizada na sede da ONU, em Nova Iorque.

O Dia Nacional da Sustentabilidade começou com uma proposta da Deco Proteste realizada no início de 2020, mas foi em fevereiro de 2021 que a Assembleia da República aprovou um texto final (ver aqui) da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que iria abrir caminho para instituir esta data de forma oficial. Já este ano ano e por resolução do Conselho de Ministros (nº 56/2023 de 9 de junho) ficou oficialmente instituído o 25 de setembro, como o Dia Nacional da Sustentabilidade.

A relevância da sustentabilidade

A sustentabilidade é hoje uma palavra presente no quotidiano e ganhou importância na estratégia das empresas e na forma como estas interagem com os funcionários e clientes, existindo cada vez mais critérios a cumprir pelo ambiente e pelo bem estar e desejos dos consumidores.

Sustentabilidade não passa "apenas" por assegurar o futuro do planeta, mas também por assegurar melhoria de condições económicas às populações, acesso básico a água e energia, entre outros.

Como um autêntico desígnio a nível planetário a sustentabilidade é também importante em cada individuo, nas ações que cada um de nós pode tomar pelo planeta, mas também nas ações que podemos levar a cabo para transformar ou melhorar a vida de outros e também a vida de nós próprios.




Sugestões de livros para explorar estes objetivos:




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.

Encontro à distância com o escritor Sérgio Franclim

 Os alunos do 4º ano assistiram de forma entusiasta à sessão com o escritor Sérgio Franclim, que ocorreu no dia 31/4, por videoconferência. Esta sessão foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e foi integrada no programa de atividades da Semana da Leitura, que decorreu de 31/3 a 4/4. Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de conhecer melhor o escritor e também alargar o seu conhecimento sobre a vida e obra de Luís de Camões.