Avançar para o conteúdo principal

Palestra sobre o Holocausto " O Gás da Morte"

Realizou-se no passado dia 9 de Fevereiro, no Auditório do Conservatório de Música do Porto uma Conferência sobre o Holocausto.
O orador, professor Carlos Amorim, um entusiasta e conhecedor da temática, expôs as razões, o percurso e as principais fases de uma das páginas mais negras da história da humanidade. 
Os alunos presentes, do 9° ano de escolaridade, não só manifestaram interesse como dirigiram várias perguntas ao nosso convidado, numa sessão que acabou por não deixar de ser um diálogo entre todos. 
Antes da conferência iniciar, a coordenadora da Biblioteca, professora Fernanda Oliveira, oapresentou o conjunto de iniciativas realizadas no âmbito deste tema, a exposição que teve patente na Biblioteca desde o dia 28 de janeiro, dia internacional em memória das vítimas do holocausto, bem como os trabalhos realizados pelos alunos do professor Daniel Vieira, no âmbito da disciplina de Cidadania.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

As Plantas na Obra Poética de Camões

  Aguarelas de Ursula Beau  (1906-1984) Projeto expositivo e textos: Ana Margarida Dias da Silva; Maria Teresa Gonçalves; Jorge Paiva Dedicada às plantas na obra poética de Luís de Camões, esta exposição insere-se nas Comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões e foi  disponibilizada pela  Rede de Bibliotecas Escolares  em  parceria com a Universidade de Coimbra e a Sociedade Broteriana. A seleção dos trechos poéticos e das aguarelas que os ilustram tem como base o trabalho de investigação que o Doutor Jorge Paiva tem consagrado ao tema, desde há vários anos. Na época camoniana, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura não eram as plantas comestíveis ou ornamentais, mas sim as plantas medicinais. Não é fácil determinar com exatidão todas as plantas citadas por Camões na sua obra (Épica e Lírica), pois a maioria das vezes refere-as de forma poética e utilizando, como o próprio afirma, derivações com extraordinários malabarismos...

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.