Avançar para o conteúdo principal

Milagre do menino azul

Um dia, as palavras começaram a cair como gotas e foram iluminando os dias.  Aos poucos cresciam e foram vestindo páginas imaculadas da mais pura nudez. Nasceu um Menino Azul concebido em teias de palavras reconstruídas com fios de liberdade e cumplicidade.

Cresceu e fez-se pele de todos. Foi então que num sábado, quase igual a tantos outros, as palavras saltaram das páginas, fizeram-se gente e tornaram-se prenhes de sentidos.

Foi o o sublime momento do amanhecer das palavras que emergiam agora do corpo e se transformavam em traços, recortes, gestos nascidos de sentimentos impregnados de vida.

Nasceu o Menino Azul num espaço liberto de vazios onde brilhou com intensidade a luz que cada um transporta dentro de si.
Felisbina Antunes










Os pais e as mães sempre presentes e cúmplices entusiastas.


Um agradecimento muito especial ao pintor Alberto Péssimo e ao escritor Nuno Higino que alimentam esta ideia, embarcam na aventura e fazem com que toquemos a  Arte.

 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feira do Livro Circular

 Em parceria com o projeto Eco-Escolas foi lançada a iniciativa de uma Feira do Livro Circular, na abertura da Semana da Leitura 2025, que ocorreu no dia 31/3. Os alunos do 5ºA foram os primeiros a fazer a "troca de livros", acompanhados pela sua professora de ciências e coordenadora do projeto Eco-Escolas. Deixando, assim, um livro seu e levando um outro, disponibilizado numa das caixas espalhadas por diferentes espaços escolares. Esta iniciativa terá continuidade no 3º período letivo.

Semana da Leitura 2025

Decorreu de 31/4 a 4/4, a Semana da Leitura 2025, com um programa com diferentes atividades de incentivo à leitura. Diariamente, à hora do almoço, leituras em voz alta animaram o espaço da biblioteca, com a colaboração dos alunos do 4º ano.  Outras atividades, de leitura e conversa de/sobre contos e/ou excertos de livros envolveram os alunos do 5º e 6º ano. Dinamizaram estas atividades as alunas Rita Camelo do 5ºA e Izilda Maseko e Carolina Epalanga, do 10ºA.  Duas exposições, As plantas na obras poética de Camões e os Marcadores de livro sobre a arquitetura do ferro, estiveram também em destaque durante esta semana e cativaram o interesse de muitos utilizadores da biblioteca. A encerrar a semana, uma Caça ao Tesouro Literário com diversos desafios permitiu uma (re)descoberta da biblioteca e do mundo dos livros.

Encontro à distância com o escritor Sérgio Franclim

 Os alunos do 4º ano assistiram de forma entusiasta à sessão com o escritor Sérgio Franclim, que ocorreu no dia 31/4, por videoconferência. Esta sessão foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e foi integrada no programa de atividades da Semana da Leitura, que decorreu de 31/3 a 4/4. Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de conhecer melhor o escritor e também alargar o seu conhecimento sobre a vida e obra de Luís de Camões.