Mensagens

Vemo-nos ao fim da tarde... aqui ou numa estrela
lá do alto!    in O Menino Azul (2015)

A Fronteira do Perpétuo Teresa Poças

Imagem
Recebemos hoje a jovem escritora Teresa Poças que acaba de publicar o seu último livro A Fronteira do Perpétuo, editado pela Novembro. No ambiente informal em que a conversa fluiu, alunos e professores quiseram saber o que a motiva a escrever. Escrever é uma necessidade de expressão, de comunicação e de partilha. Da crítica social ao questionamento sobre a existência, o leitor é interpelado e confrontado com as suas próprias convicções e, não raramente, é necessário ler e reler, para depois dizer: Ah! pois é! ou -Ah!nunca tinha pensado nisto! E assim se vai cumprindo a missão do artista... A autora estava acompanhada pela Diretora Executiva do Grupo de Comunicação Novembro, Avelina Ferraz, que nos explicou a função de uma editora e a diferença entre ser escritor e ser autor.
















100 OBJETOS

Imagem
Imagem
A propósito da celebração do Centenário do Conservatório de Música do Porto, a Equipa da Biblioteca Escolar convida para uma visita à exposição "100 OBJETOS" onde se pode apreciar a especificidade de diferentes documentos.

Dia da Poesia

Imagem
Hoje, dia da Poesia, a biblioteca foi invadida por alunos e professores que mimaram cada um dos presentes com poemas da sua autoria e de autores consagrados, em português, francês e inglês. A exposição de baús dos alunos do 6º e 7º anos revela a arte nas expressões plástica e literária. Cada baú contém poemas que, felizmente, podemos abrir para ler e voltar a guardar. As definições de poesia (ainda que seja indefinível) traduzem a relação estreita que os mais pequeninos têm com a arte de escrever. A música, presença imprescindível, foi tocada ao piano e serviu de tapete musical à poesia.

Que as sementes hoje lançadas encontrem o terreno mais fértil, germinem e produzam bons leitores.

ELEIÇÃO DO LIVRO MAIS FIXE

Imagem
Encontra-se em funcionamento até às 18h30m, na biblioteca, a mesa eleitoral para que cada aluno exerça o seu direito de voto para eleger o livro mais fixe.
Durante a manhã verificou-se uma grande afluência dos alunos do 1º e 2º Ciclos. Esperemos que à tarde os alunos do 3º CEB façam uso do direito de voto e da possibilidade de dar voz à sua opinião, com o mesmo entusiasmo.
De salientar a forma responsável como o ato eleitoral está a decorrer quer por parte dos eleitores quer por parte dos elementos constituintes da mesa que é assegurada por alunos do 3º e 4º anos.