Mensagens

Milagre do menino azul

Imagem
Um dia, as palavras começaram a cair como gotas e foram iluminando os dias.  Aos poucos cresciam e foram vestindo páginas imaculadas da mais pura nudez. Nasceu um Menino Azul concebido em teias de palavras reconstruídas com fios de liberdade e cumplicidade.
Cresceu e fez-se pele de todos. Foi então que num sábado, quase igual a tantos outros, as palavras saltaram das páginas, fizeram-se gente e tornaram-se prenhes de sentidos.
Foi o o sublime momento do amanhecer das palavras que emergiam agora do corpo e se transformavam em traços, recortes, gestos nascidos de sentimentos impregnados de vida.
Nasceu o Menino Azul num espaço liberto de vazios onde brilhou com intensidade a luz que cada um transporta dentro de si. Felisbina Antunes














NOVO HORÁRIO DA BIBLIOTECA

DE SEGUNDA A SEXTA 
DAS 8.30H ÀS 19H

Imagem
OutubroMês das Bibliotecas Escolares
Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e com ele temos mais uma oportunidade para evidenciar a importância das bibliotecas no desenvolvimento das competências literácicas das nossas crianças.  O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).





Entre decorações, sessões de formação do utilizador e marcadores de leitura com o significado da palavra biblioteca, esta semana foi particularmente animada.


Foram várias as turmas que  participaram, atentamente,na formação de utilizador. Os efeitos fizeram-se sentir nos dias seguintes em que a biblioteca foi "invadida" . Que excelente forma de celebrar o MIBE.

DÁ VOZ À LETRA

Imagem
C O N C O R R E   J Á

Fala com a professora bibliotecária e com a professora de português

escolhe um bom texto 


e ...


dá a tua voz à letra.

Podes ganhar

mais informações
http://www.davozaletra.gulbenkian.pt/




Sê bem-vindo/a à tua Escola

Imagem
O corpo docente do 1º CEB e a professora bibliotecária deram as boas-vindas aos alunos/as com a realização de um teatro de sombras a partir da história "O gato que amava a mancha laranja" de Elza Mesquita e Ana Pereira.







O MENINO AZUL - Apresentação do conto

Imagem
Na sequência da atividade de escrita colaborativa entre a turma do 4º ano da professora Felisbina Antunes e o escritor Nuno Higino, aconteceu no grande auditório a apresentação do conto "O Menino Azul".

Escritor com larga experiência e habituado a escrever acompanhado pela solidão que tanto aprecia, aceitou, pela primeira vez, escrever em co-autoria, com crianças. "Era fascinante escrever tentando trocar as voltas à turma, e até deixei de cumprir um tarefa urgente para dar continuidade ao que vocês tinham mandado." -  Disse o escritor no seu diálogo com os alunos.

No início do encontro cada uma das turmas  do 1º Ciclo reinterpretou poemas do autor a que se seguiu a leitura do conto.

O calor levou-nos para a sombra das árvores onde decorreu a sessão de autógrafos.
No final Huno Higino propôs que o conto fosse publicado e que as ilustrações fossem também realizadas em colaboração com Alberto Péssimo. Que mais se pode querer?!
Mais uma vez fica cumprida a missão de quem acr…

Encontro com o escritor Nuno Higino

Imagem