Mensagens

O MENINO AZUL - Apresentação do conto

Imagem
Na sequência da atividade de escrita colaborativa entre a turma do 4º ano da professora Felisbina Antunes e o escritor Nuno Higino, aconteceu no grande auditório a apresentação do conto "O Menino Azul".

Escritor com larga experiência e habituado a escrever acompanhado pela solidão que tanto aprecia, aceitou, pela primeira vez, escrever em co-autoria, com crianças. "Era fascinante escrever tentando trocar as voltas à turma, e até deixei de cumprir um tarefa urgente para dar continuidade ao que vocês tinham mandado." -  Disse o escritor no seu diálogo com os alunos.

No início do encontro cada uma das turmas  do 1º Ciclo reinterpretou poemas do autor a que se seguiu a leitura do conto.

O calor levou-nos para a sombra das árvores onde decorreu a sessão de autógrafos.
No final Huno Higino propôs que o conto fosse publicado e que as ilustrações fossem também realizadas em colaboração com Alberto Péssimo. Que mais se pode querer?!
Mais uma vez fica cumprida a missão de quem acr…

Encontro com o escritor Nuno Higino

Imagem

Surpreendidos ... ?!

Imagem
Alberto S. Santos é natural de Paço de Sousa, Penafiel. Entre 2008 e 2013 publicou: A Escrava de Córdova, A Profecia de Istambul e O Segredo de Compostela. De Urbano Tavares Rodrigues a Pedro Sena-Lino reúne consenso entre os especialistas e críticos quanto à mestria com que usa o rigor histórico, a descrição pormenorizada dos ambientes e a forma mágica como mantém a atenção do leitor. Alberto S. Santos quer captar a essência do tempo e resgatar os heróis desconhecidos de que os livros de História não falam. As falhas que ali encontra dão, por um lado liberdade para criar o romance, por outro lado dá a conhecer iatos da História mais interessantes. Frequentemente, implica o leitor em reflexões sobre o impacto do passado na atualidade.Integrada na Rota dos livros do Projeto Porto a Ler+, da Câmara Municipal do Porto, recebemos na Biblioteca o escritor Alberto S. Santos e trouxemos à sua memória e à sua emoção as personagens do livro "A escrava de Córdova". Alunos do 11º ano n…

A Biblioteca Escolar na Rota dos Livros

Imagem

Concertos Narrados - "A Bela Yara"

Imagem
Realizou-se hoje, no Grande Auditório, mais uma edição dos Concertos Narrados. A turma do 4º ano orientada pela professora Felisbina Antunes, deu voz e imagem à história tradicional brasileira, relativa ao mês de maio, A Bela Yara.








A Bela Yara

Imagem
Ao cair de todas as tardes, Yara, que mora no fundo das águas, surge de dentro delas, magnífica. Com flores aquáticas enfeita então os cabelos negros e brinca com os peixinhos escapole-escapole.
Mas no mês de maio ela aparece ao pôr-do-sol para arranjar noivo. As mães preocupam-se com os seus filhos varões, sabedoras de que Yara quer noivos. Mas para os filhos, Yara é a tentação da aventura, pois há rapazes que gostam de perigo. À medida que Yara canta, mais inquietos e atraídos ficam os rapazes, que no entanto não ousam arriscar-se.

Mas um dia, um tapuia sonhador e arrojado pescava de olhar perdido e pensativo. O tempo passou sem que desse conta de que o dia estava a chegar ao fim e que as águas serenavam. Foi então que pensou ser uma ilusão o que via. A morena Yara, de olhos pretos e brilhantes, erguera-se das águas. O tapuia tremeu de medo, o mesmo medo que todos tinham das sereias sedutoras. Então largou a canoa e correu a abrigar-se na taba. Mas não servia de nada fugir porque o feitiço d…

UMA BIBLIOTECA É UM LUGAR PARA TODA A GENTE

Imagem
Uma biblioteca é um lugar para toda a gente, é o lema que preside à atuação da equipa da Biblioteca Escolar do Conservatório de Música do Porto que pretende: criar um ambiente flexível adaptado às necessidades dos utilizadores, prestar um apoio pedagógico crucial ao cumprimento dos objectivos educativos da escola, garantir a igualdade no acesso a serviços e recursos de informação,  A mudança de paradigma nas formas de acesso, uso e comunicação da informação reorienta o foco das bibliotecas no sentido do reforço do seu papel educativo e formativo razão pela qual se torna imprescindível a realização de formação do utilizador.  Assim, reuniram-se no Grande Auditório professores e alunos do 3º Ciclo para conhecerem melhor a biblioteca, o seu funcionamento e os serviços que disponibiliza. No final alguns dos presentes manifestaram o seu agrado pela informação disponibilizada.