Mensagens

Um Concerto... de leitura, em família

Imagem
Na sequência do desafio lançado pela equipa do Porto a Ler+, o Dia Internacional da Família foi assinalado nesta biblioteca, pela turma do 8º A da professora Lina Tavares, que propôs aos encarregados de educação uma partilha de leituras. As famílias foram convidadas  a escolher um texto do seu agrado para ler, por sua vez, a turma preparou um trecho de O Principezinho que ilustrou com canções, dirigidas pelo professor João Pedro de Classe de Conjunto. As escolhas foram variadas e riquíssimas. Autores portugueses e estrangeiros, prémios Nobel, contos tradicionais e jogos tiveram lugar num concerto de leitura. Pais, mães, avós, irmãos, professores e assistente operacional, juntaram música e literatura na mesma partitura.
Agradecemos a presença da representante da equipa do Porto a Ler+, Dra. Isabel Magalhães.
Divulgamos aqui a "Mensagem à família" de Eugênia Puebla pedagoga argentina, especialista de educação em valores humanos.
Mensagem à Família
Na educação dos nossos filhos to…

LEITURAS DE MIM - exposição na Biblioteca

Imagem
? ? ?  O que é livro-jogo,  livro-matéria,  livro-ação,  livro-cartaz,   livro-sussurro, livro-filme, livro-escultura, livro-espaço? ? ?

Venham descobrir na biblioteca.


A turma do 3º ano da Professora Felisbina Antunes participou numa oficina da Fundação de Serralves e o resultado está à vista na biblioteca do Conservatório. "Tendo como ponto de partida a colecção de Livros de Artista da colecção de Serralves, propõe-se uma atenção especial à forma, ao conteúdo, aos materiais e às técnicas utilizadas na elaboração de um livro" Joana Nascimento; Sofia Santos (monitoras da oficina)

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTOR

Imagem
Na nossa biblioteca celebrou-se este dia, LENDO.





As leituras que trocámos tinham o sabor das viagens que cada um fez no silêncio do seu sítio.



CONTINUA A LER!

Imagem
Sem autores não há livros. E sem leitores? Hoje, Dia Internacional do Livro Infantil, deixamos aqui um motivo de reflexão para quem é leitor/a ou não. Na nossa biblioteca fizemos uma selecção especial de livros e divulgamos a mensagem de Siobhán Parkinson, autora, editora, tradutora, distinguida com o prémio Children´s Laureate of Ireland, que escreve uma carta às crianças de todo o mundo. Sugerimos ainda que conjugues o verbo "ABRILER", lendo.





No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, o dia 2 passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel   fundamental dos livros para a infância.
Para assinalar o dia, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas convidou a ilustradora Ana Biscaia, vencedora do prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para criar a imagem do cartaz deste ano.
CONTINUA A LER!

Um poema para Rómulo de Carvalho

Imagem
No mês da Poesia, do Teatro, da Árvore e da Primavera tudo se conjuga para nos dispormos à arte nas suas mais variadas formas. A escrita é uma delas. Por isso lançamos aqui mais um desafio: escreve


UM POEMA PARA RÓMULO DE CARVALHO
https://docs.google.com/a/apeecmp.org/forms/d/1VD5C2La9DxXBWv6wsenlXMvXxm9GypTFbiqA5d9xe6I/viewform


Alteração do prazo
dia 18 de maio
consulta o regulamento aqui ao lado

Vencedor do Concurso "Uma canção de amor para Lucas e Pandora"

Imagem
O vencedor do concurso "Uma canção de amor para Lucas e Pandora" é ... Rui Luís Costa, pai da Rita Magalhães Costa, do 1º ano, (carinhosamente tratada por Ritinha). Muitos Parabéns. A canção será apresentada na peça de teatro "Romance de Lucas e Pandora" a levar à cena no final do ano. A equipa da biblioteca agradece a participação e o esforço dos outros concorrentes.

Dia da Poesia

No âmbito do dia da Poesia o Departamento de Línguas promoveu um momento de Poesia na sala dos professores, momento que se repetirá esta tarde para os alunos.     Foi declamado o poema «Toda a poesia é luminosa» de Eugénio de Andrade nas várias línguas (inglês, francês, alemão, italiano e português).
     Os alunos do 3º ano da Professora Felisbina Antunes declamaram os poemas: «Lágrima de preta» de António Gedeão, «Fala a preguiça» e «Animais de estimação» de Álvaro Magalhães e «Eu quero uma nova palavra» de João Pedro Mésseder.

"Ao toque, toca a ler" ouviu-se poesia em todas as turmas do Conservatório.