Avançar para o conteúdo principal

Projeto Solidário da Ajudaris - “Compartilharte”




CompartilhArte’21 

O Projeto “Histórias da Ajudaris” desafia anualmente crianças a escreverem histórias mágicas e solidárias sobre temas fundamentais ligados à cidadania. A partir desse projeto e por sugestão de muitos Professores Solidários, surgiu o Projeto “Compartilharte”, que ao longo de 5 anos, já envolveu mais de 5000 alunos/as e ajudou mais de 50 crianças com óculos e consultas de oftalmologia. 

 Este projeto consiste, em que após a leitura das histórias escritas pelos pares, as crianças do pré-escolar, do 1º ciclo e do 2ºciclos do Ensino básico das Escolas públicas e privadas realizem uma ilustração num material à escolha (tecido, papel, cartão…),respeitando escrupulosamente as dimensões 25 cm x 25 cm, e pode ser elaborado em diferentes contextos (sala de aula, casa, biblioteca, outros).

Este projeto simboliza e incentiva a “partilha de afetos, valores e emoções”, através da entrega de um sabonete, com uma mensagem escrita pela criança a alguém especial e, paralelamente, angariar fundos para a causa social da Ajudaris. 

Com os donativos angariados, continuamos a desenvolver o projeto e doamos óculos a crianças sinalizadas pelos professores solidários. 


 Público – Alvo: Pré-Escolar, 1º Ciclo e 2º Ciclo. 

Consulte o Regulamento


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Poemas de Amor - Semana dos Afetos

  A Biblioteca divulga alguns poemas de AMOR que podem ser lidos ou declamados pelos alunos, professores, funcionários ou encarregados de educação. As gravações podem ser enviadas para o  e-mail da biblioteca:   biblioteca@conservatoriodemusicadoporto.pt - até ao dia 12 de fevereiro.

Ler Camões - para comemorar os 500 anos do Nascimento de Luís de Camões no dia 23 de janeiro

A biblioteca convidou a comunidade educativa a ler a obra de Camões, neste dia 23 de janeiro, disponibilizando uma brochura de poemas selecionados e organizando algumas leituras em voz alta em diferentes espaços, desde a sala de aula até à biblioteca, promovendo-se um ambiente de partilha e redescoberta da obra camoniana.   Esta iniciativa, Ler Camões, foi proposta a todas as escolas pela RBE, numa homenagem ao autor de Os Lusíadas, no dia apontado talvez como o dia mais provável para o nascimento do poeta, segundo estudos recentes. “(…)A pesquisa revelou que o poeta possuía um profundo conhecimento de astronomia, refletido nos seus textos, e sugere que este associou o seu nascimento a um evento astronómico singular: um eclipse solar anular visível em Portugal exatamente um ano depois, a 23 de janeiro de 1525. O poema “O dia em que eu nasci, morra e pereça” inclui uma referência a este fenómeno, reforçando a teoria da data de nascimento. Esta descoberta enriquece ainda mais a ...

Semana dos Afetos - poemas e rimas de amor em Inglês

  A Biblioteca divulga algumas rimas e poemas de AMOR em inglês que podem ser lidos ou declamados pelos alunos, professores, funcionários ou encarregados de educação. As gravações podem ser enviadas para o   e-mail  da biblioteca:   biblioteca@conservatoriodemusicadoporto.pt - até ao dia 12 de fevereiro.