Concurso Literário - Um poema para Rómulo de Carvalho

Sejam bem vindos ao novo ano letivo!
Relançamos o concurso literário "Um poema para Rómulo de Carvalho", alertando para algumas alterações ao regulamento, nomeadamente, a forma de submissão dos trabalhos.
Os poemas já apresentados, mantêm-se a concurso.

“Um poema para Rómulo de Carvalho”

Regulamento do Concurso Literário


Objetivos
1º  Dar a conhecer Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, um português que foi um ilustre químico, pedagogo, divulgador de ciência e também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
2º  Promover a aprendizagem e o conhecimento das ciências em ponte com a escrita poética.

Destinatários
3º  Este concurso é dirigido a toda a comunidade educativa do Conservatório de Música do Porto. Podem concorrer os alunos inscritos em qualquer regime (integrado, articulado e supletivo), corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação deste estabelecimento de ensino.
Apresentação dos trabalhos
4º  Os trabalhos apresentados a concurso serão divididos nas seguintes categorias:
- Categoria 1 – textos de alunos a frequentar o 1.º CEB;
- Categoria 2 – textos de alunos a frequentar o 2.º CEB;
- Categoria 3 – textos de alunos a frequentar o 3.º CEB;
- Categoria 4 – textos de alunos a frequentar o Ensino Secundário, encarregados de educação, docentes e não docentes.
5º  A participação no concurso é individual.Cada participante poderá apresentar até 3 (três) textos a concurso.
6º  O conteúdo dos trabalhos apresentados deve estar relacionado com as temáticas desenvolvidas no projeto "Pontes Musicais para as Ciências Naturais”: Sol, Mar, Floresta e História.
7º  Cada trabalho não poderá exceder os 4000 (quatro mil) carateres.
8º  Os textos deverão ser entregues num envelope, com a inscrição do pseudónimo no espaço destinado ao remetente, contendo no interior o texto a concurso em suporte de papel e um envelope fechado onde constará a identificação do concorrente.
9º  Os trabalhos devem ser identificados com: a categoria a que concorre, um pseudónimo, título do poema, identificação do autor, idade e indicação do ano e turma que frequentam no CMP (no caso dos alunos).
10º  Para se assegurar o anonimato, será atribuído um número a cada candidatura.

Prazo da receção dos trabalhos

11º O prazo de submissão dos trabalhos estende-se desde a data da divulgação deste regulamento até ao próximo dia 10 de novembro - Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento.

Júri e critérios de seleção

12º  Os trabalhos serão avaliados por um júri, com um número ímpar de elementos, a designar pela equipa coordenadora do projeto "Pontes Musicais para as Ciências Naturais" e pela Professora Bibliotecária do CMP.
13º  Os trabalhos serão avaliados tendo em conta os seguintes parâmetros: correção da escrita, riqueza de conteúdo, originalidade da abordagem ao tema.
14º  Não haverá recurso das decisões do júri.
15º  Caberá ao júri decidir sobre os casos omissos neste regulamento.

Prémios e divulgação dos resultados

16º  Os poemas vencedores, nas várias categorias, serão anunciados no mês de dezembro de 2014, durante o sarau, que irá realizar-se em data a anunciar.
17º  O nome dos vencedores será divulgado nos blogues “Pontes musicais… com as ciências naturais” http://pontesmusicais.apeecmp.org e da Biblioteca do CMP http://bibliocmp.blogspot.pt
18º  Reserva-se o direito de os textos serem divulgados publicamente, quer nos blogues referidos anteriormente, quer em sessões públicas a agendar.

Sem comentários: