Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - 23 de abril



 O “Dia Mundial do livro e do Direito de Autor” é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril, dia de São Jorge.

 Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavalheiros oferecem às suas damas UMA ROSA VERMELHA DE SÃO JORGE (Saint Jordi) e recebem em troca, UM LIVRO.

Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente a 23 de abril. Partilhar livros e flores, nesta primavera, é prolongar uma longa cadeia de alegria e cultura, de saber e paixão.
Vão existir diversas iniciativas para comemorar esta data, algumas delas aproveito para deixar aqui:
- O jornal “O metro” vai oferecer 50 000 livros nos pontos de distribuição deste jornal, no caso do Porto: Júlio Dinis, Marquês, Trindade;
- A Câmara Municipal do Porto vai promover a segunda edição do Troque que este ano se realizará de 20 a 28 de abril. Miúdos e Graúdos poderão, assim, trocar livremente os seus livros ao longo de uma semana, animando uma iniciativa que alia o gosto pela leitura à coesão social e a vontade de partilhar.

Sem comentários: